CANTORAS PORTUGUESAS

Estreia dia 26 de maio

Entrevistas e apresentações musicais com grandes vozes da cena musical portuguesa. Direção de Pierre Aderne.

Cristiana Aguas (Foto: divulgação)Cristiana Aguas (Foto: divulgação)
Em Portugal, os homens abriram estradas pelo mar, muitas vezes com caminho só de ida. Em terra, ficaram as mulheres, bebendo a saudade e cantando a dor.

Amália Rodrigues levou ao mundo o som desse lamento, que hoje tem novos contornos, timbres e olhares.

"Cantoras Portuguesas" traz algumas dessas vozes, onde o fado está sempre lá, mesmo quando não há fado em harmonias, melodias ou ritmos. Ao todo quatorze cantoras, que mostram em quatorze episódios um pouco da nova música portuguesa, fruto da mistura dos rios e mares da terrinha, onde fado, literatura portuguesa e brasileira, sons de traz- os - montes ao Alentejo,da Ilha da Madeira aos Açores,das guitarras portuguesas que choram em Coimbra e Lisboa e África lusofona caminharam juntos para criar uma nova casa, que tem as janelas abertas de Alfama para o mundo" ( Pierre Aderne )

Entre elas, dirigidas pelo pianista Júlio Resende - um dos maiores instrumentistas portugueses contemporâneos -, estão: Katia Guerreiro, Lula Pena, Simone de Oliveira, Maria João, Ana Bacalhau, Joana Amendoeira, Fabia Rebordão, Cristiana Águas, Cuca Roseta, Sonia Tavares, Lúcia Moniz, Susana Travassos, Matilde Antunes, Vania Fernandes.

Pierre Aderne nasceu na França, foi criado no Brasil e vive atualmente em Portugal. Cantor e compositor, idealizou e dirigiu o documentário Música Portuguesa Brasileira - MPB em 2011, filmado entre Lisboa e o Rio de Janeiro (prêmio de honra do Douro Film Harvest e seleção oficial do Festival do Rio) em seguida adaptado para TV e exibido em serie no Canal Brail e RTP Portugal. Na sequência, Aderne, em parceria com o Canal Brasil, produziu e dirigiu a série "Desafinado", filmado no Brooklyn, onde teve a cantora americana Madeleine Peyroux como sua roommate, para juntos receberem grandes artistas do jazz e da música do mundo. Encontra a música do mundo nas suas mais diversas formas, com a naturalidade com que respira a sua carreira multicultural.

 Estreia: terça, dia 26/05, às 18h.

Fonte: Canal Brasil

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista