Lisboa: FEIRA DA LUZ 2015

Ligada à tradicional romaria que se realizava anualmente, em Setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz, a feira era complemento das festividades religiosas que duravam vários dias, atraindo numerosos forasteiros da capital e arredores. Embora se possa considerar tão antiga como o próprio culto e remonte, certamente, à Idade Média, foi durante os séculos XVI e XVII que começou a adquirir maior projecção.
No início, a feira surgiu integrada nas festividades religiosas, com barracas de comes e bebes, vendedores de medalhas, registos de santos, rosários e objectos religiosos. Pouco a pouco, foi-se ampliando e surgiram os louceiros, vendedores de fruta, cesteiros e, por último, os negociantes de gado. Chegou a realizar-se uma feira de gado, quinzenalmente, no segundo domingo de cada mês, mas a feira anual era o grande atractivo para os negociantes de cavalos e de gado vacum. Em 1881, por regulamento camarário (Câmara de Belém), a feira passou de três para cinco dias com o mercado de gado de 8 a 11 de Setembro e os restantes produtos nos seguintes.
Em 1929, com o estabelecimento da linha de eléctricos que ligava os Restauradores a Carnide, o acesso ficou mais fácil e foi estabelecido um novo calendário, prolongando-se a feira desde o primeiro sábado até ao último domingo de Setembro.
Desde 1993 a Junta de Freguesia de Carnide alia-se culturalmente às festividades da Feira da Luz que, em Setembro, culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz. Desde 2014 que a organização logística da Feira passou também para a autarquia (era, até 2013, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa cabendo à Junta, desde 1993, a organização das iniciativas culturais). Este ano, de 29 de agosto a 27 de setembro serão muitos os motivos para visitar o Jardim da Luz: artesanato, ranchos folclóricos, workshops, ateliers, teatro, animação de rua, dança, fotografia e muitos concertos com a presença de artistas como: ROMANA, CARAPAUS AZEITE E ALHO, QUIM BARREIROS, RUTH MARLENE, LÚCIA MONIZ, HMB, DIABO NA CRUZ e MÓNICA SINTRA, entre muitos outros. Mais confirmações em breve.
Fonte: Nipora

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MARIA DO AMPARO, LÚCIA e SARA juntas para ver CARLOS ALBERTO MONIZ

Fotos: Lúcia Moniz recebe visita da família em concerto intimista